segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Semana 6 - andando por Viborg

SÁBADO

Final de semana sem atividades e nem viagens, por isso tivemos que procurar o que fazer.

No período da manhã fomos até a cidade ver algumas lojas e andar pelo centro da cidade. Encontramos uma super loja de doce que deixaria muita gente morrendo de vontade, devido a variedade de cores, cheiros e sabores.



Voltamos para a escola na hora do almoço e saímos novamente no final da tarde para assistir o jogo de handebol do time de Viborg contra o FC Midtjylland.

Antes de começar o jogo conversamos com a Chana Masson (goleira do time de Viborg e que atuou pela seleção brasileira de handebol em quatro Jogos Olímpicos) que não jogou contra Midtjylland porque está se recuperando de uma lesão. Ela foi super atenciosa nos explicou sobre a rivalidade dos dois times e rapidamente falou sobre o tempo que ela joga na Dinamarca.





O ginásio é lindo, parece ser novo, tem um bar e uma lanchonete, espaços para a imprensa, telões, onde passaram as propagandas, divulgação dos próximos jogos do time de Viborg e durante o jogo a reprise dos gols e o nome das jogadoras do time da casa.

Muito legal ver um ginásio lotado com as pessoas apoiando seu time, e vale ressaltar que é necessário pagar para assistir. 


Tinham pessoas de todas as idades, principalmente idosos, que torciam o tempo todo e gritavam o nome das jogadoras quando elas faziam gols.

No final do jogo deu Viborg HK 29 X 17 FC Midtjylland, ainda bem que eu, o Thiago e o Gustavo somos pés quentes, hahahaha


Depois do jogo passamos no boliche onde toda a galera estava reunida para comemorar o aniversário de uma das meninas e dessa vez só assisti e me diverti vendo a galera jogando.


DOMINGO

Fomos na missa em uma igreja que encontramos no sábado, um lugar lindo, simples e muito acolhedor.





Na foto não dá para ver mas quando se olha para o altar dá para ver o céu e o lago ao fundo, uma imagem encantadora.

Logo que acabou a missa, na saída da igreja estava o padre, que nos cumprimentou, perguntou de onde eramos e nos convidou a ir outras vezes.

Após a missa tentamos ir para Aarhus (cidade que fica aproximadamente a 1h de Viborg) mas não deu certo e então voltamos para a escola para almoçar e descansar.

Na parte da tarde aproveitei para treinar um pouco, jantar e depois descansar.

sábado, 27 de setembro de 2014

Aprendendo dinamarquês 5 - Música de aniversário

O post do aprendendo dinamarquês dessa semana é dedicado a todos que fizeram aniversário no mês de setembro (que postei em 10/09) e principalmente os aniversariantes da próxima semana em especial Dani Padovani e Guilherme Freitas


I dag er det [name]s fødselsdag
Hoje é  aniversário  de/a [nome] 
Hurra, hurra, hurra!
Viva, viva, viva! 
han/hun sikkert sig en gave får
Ele /ela provavelmente recebe um presente 
som han/hun har ønsket sig i år
que ele / ela desejou para este ano 
med dejlig chokolade og kager til.
com lindo chocolate e bolos. 
Hvor smiler han/hun hvor er han/hun glad 
Como ele /ela sorri, como ele /ela está feliz 
Hurra, hurra, hurra!
Viva, viva, viva! 
men denne dag er også rar
Mas neste dia também é bom 
for hjemme venter mor og far
porque em casa o/a aguardam a mãe e o pai 
med dejlig chokolade og kager til.
com lindo chocolate e bolos. 
Og når han/hun hjem fra skole(/arbejde) går
E quando ele /ela chega da escola (/trabalho) 
Hurra, hurra, hurra!
Viva, viva, viva! 
så skal han/hun hjem og holde fest
Ele /ela vai ter uma festa 
og dem, som kommer med som gæst
e os convidados que estão assistindo 
får dejlig chokolade og kager til.
terão lindo chocolate e bolos. 
Til slut/sidst vi råber højt i kor:
Finalmente vamos cantar alto, em coro: 
Hurra, hurra, hurra!
Viva, viva, viva! 
Gid [name] længe leve må
Que [nome] viva por muito tempo 
og sine ønsker opfyldt få
e que seus desejos se tornem realidade 
med dejlig chokolade og kager til.
com lindo chocolate e bolos.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Semana 6 - Quem canta, toca e dança seus males espanta

QUARTA

Aula de Rough'n Tough foi em dupla para treinarmos levantamento, exercícios com o kettlebell, isometria e diferentes abdominais. No final da aula realizamos todos os exercícios, cada um por 30 seg., e repetimos quatro vezes toda a  série.

De manhã ainda tivemos uma aula com dinâmicas sobre a vida, futuro, família e primeira impressão. Fomos separados em quatro grupos e cada um começou em uma atividade. 

Na atividade sobre família discutimos sobre limites, relacionamento entre pais e filhos e a maneira que fomos educados. Já na atividade sobre o futuro, escrevemos em uma folha e guardamos em um envelope as projeções para 2024.

A atividade sobre a primeira impressão era composta pela foto de todos os alunos e cada um deveria escrever qual foi a primeira impressão que teve sobre a pessoa e essas impressões serão entregues apenas no final do curso.

Na ultima atividade haviam diversos papéis, cada um com um tema. Um integrante por vez pegava um desses papéis e contava uma história da vida relacionada a ele, eu peguei sobre segurança e depois sobre amor.

A tarde aprendemos mais algumas músicas e começamos a ensaiar para tocar na morning assembly na quinta que vem, quero só ver o que vai sair, hahahaha. Estou até treinando para fazer bonito.

No final da noite tivemos mais uma aula de hip hop com o Mendibi e aprendemos mais uma coreografia. Dessa vez todo mundo pode participar porque a aula foi aberta e no horário da social night.



QUINTA

Aprendi mais sobre o floorball, pois já conhecia porque participei de vivências no Sesc. Para quem ainda não conhece vale a pena dar uma olhada no link.

Fizemos vários educativos de passe, recepção, condução da bolinha, além dos jogos reduzidos para treinar o ataque e a defesa.

No final da aula colocamos toda a nossa habilidade em prática.




SEXTA

Não tivemos aula, por isso foi o dia de ficar procurando o que fazer. Arrumei fotos no computador, atualizei algumas coisas, fiz contas, li, escutei músicas,..., até a hora do almoço. Depois fiquei a tarde toda procurando lugares para conhecer até que vi uma mensagem no grupo do Sesc e resolvi conversar com o pessoal para matar a saudade.

Ainda bem que deu certo a conversa e nessa reunião online teve até parabéns por causa dos aniversariantes de setembro (e eu fui lembrada, olha eu ali no celular na mão da Van, rsss)



Depois da janta tentei tocar um pouco de violão e como não estava dando muito certo fui para o piano. O Thiago me ensinou uma música mas não consigo colocar o áudio aqui, prometo que quando eu estiver tocando a música inteira coloco um vídeo (não tenham pressa, porque vai demorar, hahahaha

Música da semana - Sei (Nando Reis)

Não preciso nem explicar o porque, a letra por si só já explica tudo.




quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Semana 6 - De volta a Dinamarca

SEGUNDA

Depois de mais de uma semana longe da Dinamarca e chegar de viagem 6h30 da manhã voltamos a aula de Rough'n Tough. Fizemos um circuito diferente, em 30 minutos tivemos que fazer o maior número de vezes uma série com diferentes abdominais,flexões e agachamentos.

Ainda no período da manhã tivemos aula sobre a cultura dinamarquesa e um bate-papo com o Mendibi, um rapaz que dança hip hop e veio passar uma semana aqui na escola .


Na parte da tarde na aula de ballgames jogamos futebol, diversão garantida e isso porque fazia tempo que não jogava. Ainda bem que o tempo ajudou, estava um dia lindo, apesar do friozinho que foi superado porque corremos o dia todo.


Ainda na segunda feira tive uma surpresa, recebi uma linda cartinha da querida Alessandra que está na Austrália por causa do meu aniversário. Ela já estava até preocupada por que havia mandado no começo do mês e eu só recebi agora e isso porque ela está "pertinho", fico imaginando se  fosse do Brasil.


Ale querida muito obrigada, fiquei muito feliz pela surpresa. Amei a cartinha e o chocolate. No final do ano te dou um super abraço.


TERÇA

A primeira aula do dia foi de violão, estou aprendendo várias músicas diferentes, algumas em dinamarquês e outras em inglês. Espero aprender várias até voltar para o Brasil.

Depois da aula de violão ministramos nossa primeira atividade aqui na Dinamarca, queimada com bola gigante e o faça gols com diferentes partes do corpo.



A ultima atividade oficial do dia foi a a aula de hip hop com o Mendibi. Foi uma aula bem divertida, onde aprendemos uma coreografia que consegui acompanhar bem. Quem sabe em breve posto um vídeo do super show, hahahaha.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Semana 5 - Hamburgo / Alemanha

SEXTA

Chegamos em Hamburgo 5:30 da manhã, tomamos café da manhã na frente de um posto de gasolina e fomos para o hostel fazer o check-in e deixar nossas malas para começar o tour pela cidade.


No primeiro dia conhecemos a estação central, lugar onde tem muitas lojas, restaurantes e também a central de informações turísticas, onde aproveitamos para pegar o mapa da cidade, que por sinal é de fácil entendimento o que nos ajudou a andar pela cidade e encontrar alguns lugares.


Após a estação central conhecemos o parlamento, alguns canais, o lago com um "show das águas" que me fez lembrar do Ibirapuera, várias lojas e algumas das belíssimas igrejas que a cidade tem.


Lago Binnenalster

A esquerda, monumento aos soldados mortos na primeira guerra mundial


A cidade tem sinalização turística com indicação dos pontos turísticos e em alguns desses pontos há placas explicativas, o problema é que não há um padrão, já que algumas estão escritas apenas em alemão e outras em inglês e alemão.

Inclusive há também um aplicativo da cidade com mapas, áudio descrição, sugestão de locais para alimentação, acomodação, espaço para montar um tour personalizado, entre outras funções

Depois de caminhar muito voltamos para o hostel, descansamos um pouquinho e fomos ver a cidade a noite. E para fechar a noite terminamos com pizza.


SABADO

Acordamos cedo para aproveitar bem o lindo dia. Vimos alguns museus, conhecemos o porto e mais algumas igrejas.


Fomos inclusive a igreja de St. Michaelis, que esta em diversos sites entre os 10 lugares de Hamburgo que não pode deixar de ser visitado.



A igreja é realmente muito linda e nela existe a possibilidade de conhecer a cripta e o topo da igreja por €7, claro que nós fomos.

A cripta é o lugar onde estão maquetes, vários túmulos, documentos e relíquias da igreja.


O topo da igreja permite a visão de toda a cidade, sem palavras para descrever:





E depois de ver a cripta e o topo da igreja fomos conhecer a parte de dentro:





A noite conhecemos a Reeperbahn, rua super conhecida de Hamburgo, pelo número de bares, baladas e afins.

Resolvemos ficar em um bar que tocava rock, com direito a show ao vivo. A decoração do bar era uma atração a parte com dezenas de guitarras, discos e poster de estrelas do rock.




DOMINGO/ SEGUNDA

Aproveitamos para descansar porque não dava tempo de fazer nenhum passeio porque tivemos que fazer o check-out cedo, por volta das 12h fomos para o aeroporto e chegando lá aproveitamos para almoçar e depois disso nos restou esperar, já que o vôo estava marcado para 19h45.

Para variar era preciso mais emoção e para mim teve bastante. Apesar da viagem ser rápida, cerca de 40 min de Hamburgo até Copenhague, houve turbulência e para quem não está acostumado como eu o coração bateu bem mais forte.

Chegamos em Copenhague 20h40 e tivemos que esperar até 00h para pegar o trem para Viborg. No meio do caminho precisamos descer para trocar de trem, os problema foram o horário, era 4h45 no momento que descemos de um trem e só pegamos o outro trem cerca de 1h depois.

Chegamos em Viborg 6h15 e para nossa felicidade tivemos a sorte de uma das alunas aqui da escola se oferecer para nos buscar na estação de trem. 




Semana 5 - Superação

SEGUNDA



A primeira atividade do dia foi mountain bike, pedalamos mais de 20 km por diversos locais e em diferentes tipos de piso: pedras, asfalto e terra. Por sorte não estava muito calor e a atividade foi muito divertida, apesar de cansativa. 

 


Pelo caminho vimos algumas plantações de uva e passamos pelo centro de uma cidade próxima de Les Vans




Nunca tinha feito algo desse tipo e depois que terminou a sensação foi de superação por pedalar mais de 3 horas.


Na parte da tarde depois do almoço mais um momento de superação - ESCALADA.



Sensação única e indescritível de chegar no ponto mais alto e sentir que valeu muito a pena, pela superação e por ter sido privilegiada com uma vista maravilhosa do entorno, não tenho foto, mas posso garantir que é linda.



TERÇA

O período da manhã foi de caminhada pela floresta até chegar a um belo rio onde fizemos o nosso lanche e todos puderam aproveitar para nadar e tomar sol.




Depois de lanchar e relaxar, fomos caminhando até o centro da cidade Vallon Pont Du Arc.

Tivemos um tempo para comprar algumas coisas e comer. Aproveitei para experimentar o croissant de chocolate (delicioso porque a massa é muito leve) e para tirar foto de alguns prédios antigos como o do hotel a seguir:



A tarde fomos até uma vinicola, Chateau de la Selve, para conhecer o processo de produção do vinho, desde a plantação até a comercialização, pudemos degustar e também comprar os vinhos.








A noite caminhamos até um restaurante que fica em um morro (o ônibus não podia subir devido a largura da rua) e perto dele pudemos visitar as ruínas de um castelo e também ver toda a cidade, uma vista incrível, de tirar o folego.





Jantamos no restaurante Auberge de Banne, um lugar agradável onde tivemos um jantar delicioso e divertido. O desafio foi na volta porque tivemos que descer o morro no escuro, hahaha, tudo faz parte da experiência.


QUARTA


Na quarta de manhã pudemos escolher entre quatro atividades e eu escolhi escalada.



Fomos em um outro lugar e lá tentei fazer dois caminhos diferentes, no primeiro eu quase completei, faltou pouco, já no segundo eu consegui.

Como começou a chover e a parede estava ficando muito lisa, dificultando ainda mais o que já estava difícil, hahaha, a atividade foi encerrada 30 min antes do prevista e dessa forma pude voltar mais cedo para o flat para almoçar e me preparar para a atividade da tarde.

A tarde fizemos uma especie de caça tesouro, gincana e corrida maluca, tudo misturado. Digo isso porque recebemos um mapa com a marcação dos lugares onde estavam letras, que deviam ser transformadas em números e somadas, quando terminamos a soma e verificamos que estava correta, passamos para as tarefas:

1) realizar 8 burpees;
2) aprender e apresentar uma coreografia;
3) nadar no rio, achar as palavras para montar uma frase;
4) realizar abdominal, extensão lombar, agachamento e flexão de braço;
5) corrida de bicicleta até a ponte apenas 2 pessoas de bike e os demais correndo;

Detalhe que na hora dessa gincana a chuva ainda não tinha parado e além de tudo estava bastante frio, imaginem a cena: tênis e meias cheios de barro, roupa e cabelos encharcados. Esse foi mais um momento com sensação de superação da semana.


QUINTA 

Acordamos cedo para organizar os flats e saímos de Les Vans preparados para 18h de viagem, 5h a menos do que os demais alunos pois ficamos em Hamburgo na Alemanha, de sexta feira até domingo.