domingo, 31 de agosto de 2014

Semana 2 - Matando a saudade

SEXTA

E sexta foi dia de dançar e no final do dia matar a saudade do Brasil e conhecer pessoas maravilhosas.

No período da manhã a aula foi mais voltada para a ginástica rítmica dinamarquesa, fizemos algumas sequências coreográficas (haja memória para lembrar tantos passos, rss) e vários saltos, muito diferente e legal. Agora entendo porque minhas amigas bailarinas, como a Kelly, amam tanto dançar.

Na parte da tarde a aula  teve diversos ritmos musicais, dinâmicas diferentes e muita diversão, a aula foi em um espaço novo para nós, na sala multiuso do fitness center.



No final do dia fomos para Skive a convite da M. Angela, irmã da querida M. Cristina que fazia aula comigo no Sesc. Ela fez uma super feijoada com direito a suco de flor de sabugueiro e boa conversa. Momentos agradáveis que me ajudaram a matar um pouquinho da saudade que sinto do Brasil.


SÁBADO

Dia que aproveitei para curtir mais tempo na cama já que o dia amanheceu chuvoso e também para  me recuperar de uma super gripe, afinal segunda feira tenho que estar bem para aproveitar todas as atividades,  porque a semana promete.



Na parte da tarde joguei baralho com a Bruna, o Gustavo e alguns dinamarqueses, aprendi alguns jogos com a Bruna e também ensinei alguns para o pessoal (principalmente os que eu jogo com a minha mãe e a Ká). Depois foi só descansar e conversar com a família e os amigos.



DOMINGO

Começou bem diferente pois assisti (quase ao vivo) alguns pedaços do casamento dos queridos Guilherme e Amanda, graças a Dani. Aqui já passava da meia noite quando recebi os vídeos e pude ver a felicidade desse lindo casal que tanto merece.

A tarde, depois do almoço, aproveitei para arrumar as roupas que não estou usando nas malas e as que estou arrumei no guarda roupa, além de dar uma geral, junto com a Bruna, no nosso quarto que ficou limpo e arrumado.


A noite fomos até o centro da cidade matar a vontade, que estava nos consumindo, de comer pizza e comemorar o aniversário do Gustavo. O problema é que chegamos na pizzaria quase 22h, ou seja, o horário que eles fecham, por isso fomos informados que teríamos que comer em outro lugar.

Comparada a vontade que estávamos de comer pizza, procurar um outro lugar não foi problema e então achamos um lugar para comer, com direito a guardanapo voando e a pizza que parecia duplicar de tamanho a cada pedaço que comíamos.


O Gustavo com certeza nunca comemorou um aniversário em tão grande estilo. Parabéns Gustavo, muitas felicidades, Japa!!!!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Aprendendo dinamarquês 1 - dias da semana

Começo hoje um novo espaço no blog: "Aprendendo dinamarquês", todas as sextas postarei alguma coisa (simples, é claro) nesse idioma que é bem complicado de entender, rss, mas eu sou brasileira e não desisto nunca.

Começarei com os dias da semana porque a forma de escrever de alguns dias é próxima do inglês.

Mandag - Monday - Segunda
Tirsdag - Tuesday - Terça
Onsdag - Wednesday - Quarta
Torsdag - Thursday - Quinta
Fredag - Friday - Sexta
Lørdag - Saturday - Sábado
Søndag - Sunday - Domingo



quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Semana 2 - Trabalho em grupo, dança e esporte

QUARTA

Começamos o dia com Rougt'n Though, discutindo, lembrando e fazendo a sequência da aula anterior e  depois nos foi passada uma nova sequência em circuito. Trabalhamos em dupla e enquanto um fazia o exercício durante 30" a outra pessoa ajudava e incentivava, além de descansar, é claro, e depois trocavamos sendo desta forma nas 5 estações do circuito.

Depois tivemos uma rápida reunião sobre o vídeo que devemos montar para passar a mensagem da importância do trabalho em grupo e em seguida fomos dispensados para "por a mão na massa". Os grupos foram formados com  até cinco pessoas e eu fiquei no grupo com quatro dinamarqueses.


Fizemos uma parte relacionada ao vídeo e combinamos de tentar adiantar mais um pouco apenas depois do  do jantar e até o horário combinado aproveitamos para treinar um pouco de dança e ginástica.


Após o jantar fomos pedalando até uma escola para tentar gravar nosso vídeo, cerca de 40 min para ir e para voltar e na volta paramos no lago e ficamos observando essa linda paisagem:



Depois de tudo isso foi só aproveitar o restante do dia conversando um pouquinho com a família.

QUINTA

A primeira aula do dia foi Ballgames e na aula de hoje aprendemos sobre o speedminton um jogo bem legal que lembra o badminton e que dá para improvisar a quadra em qualquer lugar é só dar uma olhada no vídeo a seguir:


O professor fez um sistema de jogo em que os perdedores deveriam ir para a quadra da esquerda e os ganhadores para a direita, dessa forma praticamente todos jogaram contra todos. Também jogamos em dupla e no final brincamos mais um pouquinho.


Logo após a aula fomos a uma escola perto daqui para terminar o trabalho do vídeo e na parte da tarde depois do almoço aproveitamos para editá-lo.

A apresentação do vídeo foi apenas a noite (e foi muito legal) por isso aproveitei para descansar um pouco e depois aprender um pouco de piano com meu amigo Thiago porque aqui o que não falta é piano (parece ser comum os dinamarqueses tocarem e tem pelo menos 3 pianos na escola).


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Semana 2 - Começando com tudo

SEGUNDA

Depois da morning assembly a primeira atividade do dia foi Rough'n Tough, uma especie de crossfit, muito legal esta aula, parece até as aulas do meu amigo Thiago Tamanaha. 

Nesta aula tivemos vários abdominais, pranchas, agachamentos, burpees e afins, ou seja, muitas ideias para quando eu voltar, tudo isso apenas na primeira aula, rsss

Tivemos um pequeno desafio durante a aula, fazer o maior número de vezes a seguinte sequência em 8 minutos: 10 x abdominal remador, 10 x agachamento, 10 x burpee, 10 x extensão lombar, 10 x avanço, 10 x flexão de braço. E olhem a galera fazendo cada um no seu ritmo:


Ainda pela manhã participamos de uma palestra sobre comunicação e fizemos algumas atividades relacionadas ao tema que foram muito interessantes. A primeira foi o vídeo que está logo abaixo:



Em seguida fizemos mais duas atividades, a primeira foi um telefone sem fio em grupo de até 6 pessoas usando uma história que estava em inglês, o objetivo era passar a história de uma para o outro até chegar na ultima pessoa sem esquecer os fatos importantes e a segunda foi tentar fazer um origami apenas prestando atenção nos comandos dados pelo professor.

Essas atividades tinham como objetivo mostrar a importância do foco na comunicação, como uma mesma mensagem pode ser interpretada de diferentes formas por diferentes pessoas e trabalhar a concentração em ouvir, entender e extrair o que é realmente importante.

Na parte da tarde foi a vez do Ballgames, fizemos vários jogos, alguns que exigem bastante a parte cognitiva (que eu quase não gosto, hahahaha, os alunos podem dizer), além de futebol, frisbee, "tapabol" e jogo dos passes.

A tarde ainda estava com disposição e resolvi junto com o pessoal ir treinar mais um pouquinho, fizemos mais 25 min de bike.


TERÇA


Hoje o período da manhã foi apenas para resolver as coisas do visto, fomos com um professor na policia e  como aqui em Viborg não tem fomos para uma cidade chamada Holstebro.  

Gastamos uma hora para ir e mais uma hora para voltar e no caminho fomos contemplados com maravilhosas paisagens como essa:


Depois do almoço tivemos um tempo de conversa com o professor responsável pelo nosso grupo e recebemos as bicicletas que usaremos até dezembro.

Logo em seguida fomos para a aula de dança com uma professora que é bailarina contemporânea, muito legal a aula, mas não foi nada fácil. Quem sabe em breve coloco um vídeo da minha performance.

Já no final do dia, aproveitei para jogar um pouquinho de 21 (basquete) e para encerrar o dia aprendi algumas coisas em dinamarquês (em breve postarei aqui o que eu aprendi, hahaha, vocês irão se surpreender).

domingo, 24 de agosto de 2014

Semana de introdução - parte 3 - sexta, sábado e domingo

SEXTA

A primeira atividade do dia foi o teste de corrida. O objetivo era correr 2.400 m no menor tempo possível, fui tão rápida que a câmera quase não me pegou, hahahaha.


Depois participamos de uma aula sobre como planejar o próprio treino, como organizar as atividades escolhidas, princípios fisiológicos e erros comuns.

Na parte da tarde houve uma batalha pela chave de ouro. Eram vários desafios que os grupos tinham que cumprir para acumular pontos para o time.

1) para os homens: beber o mais rápido possível uma garrafa de refrigerante.
2) para as mulheres: subir um morro correndo, comer o quanto conseguisse e descer rolando para que outra  mulher pudesse subir. Ganhava ponto o grupo que conseguisse terminar o bolo primeiro. (eu participei mas meu grupo não ganhou ponto e foi muito louco, rss)
3) cabo de guerra entre os 4 grupos: primeiro apenas um homem de cada equipe, depois uma dupla masculina e por fim uma dupla feminina(nesse eu também participei e ganhamos)
4) corrida com olhos vendados. 
5) corrida em grupo: alguém do grupo deveria estar gritando o tempo todo durante o percurso (800 m), podia revezar (também fui, e foi muito estranho, tentem correr gritando, rss)
6) lançamento de dardo.


SÁBADO

Dia da festa de boas vindas. 

Logo pela manhã dividiram os estudantes em grupos e cada grupo era responsável por uma parte da festa, mas além disso cada grupo deveria se reunir para falar sobre a Dinamarca para os alunos internacionais e vice e versa e montar uma apresentação para a festa.

Fiquei no grupo que deveria apresentar o Patinho feio em formato de peça de teatro, mas sem falar. Fizemos uma versão diferente e ficou bem engraçado.

Após essa atividade começamos a arrumar o lugar e as coisas para a festa.


E na parte da tarde aproveitamos para colocar algumas coisas em ordem e depois nos arrumamos para a festa. E ficamos bonitos assim:


A festa começou às 18h com uma maravilhoso jantar intercalado com as apresentações e depois que todos os grupos haviam se apresentados a pista de dança foi aberta. Teve música dinamarquesa, americana e  é claro brasileira. 

DOMINGO

Logo pela manhã eu e o Thiago fomos a catedral de Viborg para saber como era a missa aqui.

Eles tem um pequeno livro onde pode-se encontrar os salmos em dinamarquês, os números dos salmos do dia estão fixados nas paredes. A celebração dura aproximadamente 1h e a comunhão é realizada no altar onde cada um recebe um cálice com  vinho. A foto a seguir é do momento da comunhão.


Após voltar da igreja tivemos o dia livre e aproveitei para por o blog em dia (ou quase, rss), matar um pouco da saudade da minha família e também para descansar.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Semana de Introdução - parte 2 - quarta e quinta

QUARTA


A primeira atividade do dia foi na piscina, fizemos alguns exercícios nadando crawl e peito, depois uma gincana usando esses nados, e também utilizamos os caiaques e as plataformas de salto.

Ainda pela manhã participamos de uma atividade sobre regras e expectativas, onde cada um tinha uma palavra grudada na testa e os demais deviam dizer coisas e ter atitudes que representassem a palavra da pessoa para que no final ela tentasse adivinhar o que estava na própria testa.


A tarde, depois do almoço, tiramos a foto oficial da escola e tivemos uma gincana cooperativa. Entre as brincadeiras da gincana duas pessoas vendadas levavam uma terceira pessoa dentro do carrinho de mão, fizemos uma caça a números nas árvores para tentar acertar a soma final entre números positivos e negativos, jogamos frisbee, fizemos a brincadeira de atravessar 6 pessoas de um lado para outro apenas com dois pneus e um palete e tentamos montar uma estrutura com madeiras e sem amarrações, ficou um pouquinho parecido com o desenho, hahaha.


Na parte da noite tivemos a social night nesta atividade os alunos encaparam os seus livros de musica (livro muito utilizado nas escolas da Dinamarca, com músicas em dinamarquês e algumas em inglês) que utilizamos principalmente na morning assembly e depois comemoramos os aniversários do mês de agosto.

Os aniversariantes ficam em uma mesa bem no centro e cada um escolhe uma música para cantarmos


QUINTA

Começamos o dia jogando fllorball e futebol.


Ainda pela manhã participamos de uma gincana (eles adoram gincanas, rss) em que cada grupo recebia uma folha com uma lista de lugares para visitar na cidade e em cada um dos lugares uma foto deveria ser feita com todos os integrantes do grupo e o tema deveria ser amor. Andamos por quase 4 horas e não conseguimos encontrar 3 lugares, mas foi bem divertido pois serviu para conhecermos alguns lugares importantes na cidade.

Depois da gincana tivemos que voltar para a cidade para solicitarmos o nosso cartão saúde na prefeitura, um lugar bem diferente e bem organizado. Cada dia tem um horário de funcionamento. Demos sorte de estar aberto no horário que fomos na quinta,


No final da noite tivemos um torneio de queimada com 8 times (eu acho) valendo uma caixa de chocolate e cada time se organizou para estar vestido de uma determinada forma, havia os nerds, os ninjas, a inversão (homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem) e os coloridos em seguida o café foi servido e o dia foi encerrado.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Semana de Introdução - parte 1 - Segunda e terça

Durante toda a semana de introdução (e provavelmente todo o curso) as atividades com horários fixos foram  o café, a morning assembly, o almoço e o jantar.

O Café é servido de segunda a sexta entre 7:15 e 7:55 onde cada um pode se servir em uma mesa farta com pães, geleia, manteiga, frutas,..... para em seguida participar da morning assembly no auditório. A morning assembly é o momento onde as orientações do dia são passadas e também são apresentados assuntos sobre cultura, politica, entretenimento, entre outros.

O almoço é servido às 12:00 e existe uma dinâmica diferente das outras refeições, já que de cada mesa, que cabe até 8 pessoas, apenas 3 vão até a cozinha pegar as porções de comida (a comida é servida em porções suficientes para todos os que sentam na mesa) para depois se servirem na própria mesa.

O jantar é às 18:00 e nele, assim como no café, cada um pode se servir a vontade.

Há também os horários de lanche rápido que são entre essas principais refeições, sempre com pães e frutas e também o café da noite que ocorre por volta das 21:00.

SEGUNDA

Para as atividades da semana fiquei no grupo 3 e a primeira atividade foi outdoor, como havia chovido durante a noite e inclusive de manhã (aqui chove muito, faz sol e venta, tudo junto, o tempo é doido, rss), a grama estava molhada e havia muito barro e como muitas das brincadeiras que fizemos tínhamos que colocar a mão no chão, ajoelhar e se arrastar acabei ficando desse jeito:


Depois da atividade fizemos o tour oficial de apresentação da escola e uma reunião onde nos explicaram o sistema de revezamento semanal entre os estudantes para ajudar na limpeza. Em seguida almoçamos e na parte da tarde tivemos uma conversa para escolher os esportes desse bimestre. Eu escolhi Ballgames (jogos com bola), Rhythmic gymnastics & dance (Ginástica ritmica e dança) e Rough'n Tough (crossfit).

Ainda a tarde tivemos a GIV Race uma gincana para conhecer melhor a escola, o ponto de partida era sempre o ginásio onde o grupo pegava uma das 20 charadas tentava descobrir onde a resposta estava, ia correndo até o local identificava a resposta e anotava em uma folha de acordo com o número da dica.

As atividades do dia não foram encerradas com a GIV Race já que depois do jantar tivemos a caminhada noturna em volta do lago, cerca de 5km, o problema é que estava frio e chovendo (aqui o pessoal não liga se está chovendo ou frio, eles fazem atividade física do mesmo jeito). E depois da caminhada tivemos o café e pudemos descansar.


 TERÇA

A atividade da manhã foi na sala de Tumbling, pulei no trampolim, fiz cambalhota, parada de mão, estrela e até tentei fazer um mortal para frente (Thiago Xavier você iria ficar orgulhoso de mim, hahaha, e muito feliz em uma sala daquela). Após essa atividade tivemos uma palestra com um bombeiro de Viborg seguida de uma simulação de incêndio.

Na parte da tarde tivemos alguns testes: barra - repetição máxima em 30s (vertical para os homens e horizontal para as mulheres), pliometria, agilidade, supino - repetição máxima também em 30s e flexibilidade.

Na parte da noite próximo ao horário do café tivemos a ultima atividade do dia, uma atividade integrativa, em que as pessoas formavam pares e a cada dois minutos o par era trocado, dando oportunidade de conversar com outras pessoas. Conversei com praticamente metade dos alunos, mas mesmo tendo boa memória (e as pessoas que fazem aula comigo sabem bem disso, rss)  ficou difícil decorar os nomes de boa parte deles porque são bem diferentes dos nomes brasileiros e os que tem a escrita igual a pronuncia é diferente.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Domingo na Dinamarca

No domingo era o dia de recepção dos alunos mas como o horário oficial de chegada era entre 16h e 18h, havia poucos alunos na escola  (nós chegamos no dia anterior, até por conta do fuso  horário).

Aproveitamos o período da manhã para tomar café e depois fomos fazer o tour de reconhecimento da escola com um dos professores. A seguir algumas fotos desse tour:


Em sentido horário começando da parte de cima a esquerda:  (1) entrada principal da escola; (2) refeitório e área externa; (3) academia, sala de spinning e sala multiuso; (4) estacionamento na frente da entrada principal.


(1) piscina; (2) parede de escalada outdoor; (3) pista de atletismo e campo de futebol

Em sentido horário começando da parte de cima a esquerda:  (1) sala de tumbling ; (2) quadra e parede de escalada indoor; (3) espaço crossfit; (4) quadra de vôlei de areia.

Após o tour resolvemos ir conhecer a cidade e aproveitamos para almoçar em uma pizzaria, onde a pizza era muito saborosa e também enorme, para matar a saudade do Brasil, rss.


No domingo quase todo o comércio é fechado e as ruas bem vazias por isso aproveitamos para observar as belas casas e a linda paisagem. Reparamos que há bandeiras da Dinamarca por vários lugares, inclusive nas casas e no meio da rua.


Após o passeio voltamos para a escola jantamos e tivemos a atividade de boas vindas, onde os alunos forma divididos em grupos e os professores responsáveis por cada grupo foram apresentados. Em seguida foi a vez dos alunos se apresentarem.

No final explicaram qual seria a dinâmica da semana de introdução, a divisão dos grupos para as atividades  e os horários. Em seguida fomos dispensados para descansar.

domingo, 17 de agosto de 2014

A viagem - parte 2

Continuação de A viagem - parte 1

Depois de pegar as minhas malas finalmente fomos pegar o trem e ai vem a segunda parte da aventura, porque as passagens que tínhamos não poderiam ser usadas aqui na Dinamarca já que a empresa que administra os trens aqui é a DSB e as passagens eram de  uma outra empresa, mas até conseguir encontrar alguém para nos ajudar e explicar o que devíamos fazer gastamos quase 1 hora.




O acesso a plataforma de embarque é livre e a passagem é conferida apenas no decorrer da viagem quando um funcionário passa para averiguação e faz uma marcação no bilhete, caso a pessoa não tenha o bilhete é aplicada uma multa.

A pontualidade aqui é incrível, o trem chega e parte no horário previsto (o trem é bem confortável, tem tomada e alguns também tem internet) o problema é que cada um estava com 2 malas e uma mochila então tivemos que ser rápidos para não ficar para trás e foi aquela correria.


O problema é que tivemos que trocar de trem 3 vezes. Pegamos o trem em Copenhague até Aarhus, depois de Aarhus até  Langa e de Langa até Viborg. Quando chegamos no ultimo trecho já passava das 23h e o tempo para trocar de trem era apenas de 4 minutos, o problema é que tivemos que descer uma escada andar um pequeno trecho e subir outra, quando chegamos na plataforma o trem fechou a porta e enquanto o Thiago subia com as ultimas malas eu sai correndo e consegui abrir a porta apertando um botão (acho que esse botão era para isso), me senti na USP, quando corria com a Emilly, a Dulci e a Grazi para não perder o trem, rsrsrs

Mapa do sistema ferroviário da Dinamarca (as flechas vermelhas indicam por onde passamos)

Chegamos em Viborg quase 00:00 e pegamos um táxi, no meio do caminho entre a estação e a escola (que é curto, cerca de 5 minutos de carro) o taxista se irritou com um outro motorista e saiu buzinando e falando um monte de coisa (não sei se era palavrão, porque ele falou tudo em dinamarquês), fiquei até assustada.

Já passava da 00:00 quando chegamos na escola e encontramos a Bruna (minha companheira de quarto), o Gustavo (companheiro de quarto do Thiago) e a Iuli, os brasileiros que também chegaram no sábado. Eles nos mostraram algumas coisas da escola e depois foi só descansar.


A viagem - parte 1

Eu e o Thiago saímos do Brasil no dia 15/08 (sexta-feira) a tarde. Como não podia ser diferente minhã mãe e a Karina me levaram até o aeroporto e a parte mais difícil foi justamente me despedir deles (eu sei que em breve estarei de volta, pois 22 de dezembro está quase ai, rss).


A primeira parte da viagem foi de São Paulo a Munich, quase 11h de viagem, meu lugar era na cadeira do corredor mas acabei trocando de lugar com uma brasileira que queria ficar junto com a amiga.

Por ficar na janela consegui ter uma visão privilegiada do céu durante quase toda a viagem e como a Dani Padovani me desejou, a viagem foi em um céu de brigadeiro.


Chegamos em Munich e tivemos menos de 1h para embarcar, dessa vez para Copenhague, mas antes de embarcarmos fizemos uma pausa para fotos.




Após aproximadamente 1h30 de viagem chegamos a Copenhagen por volta de 13h e ai começou a aventura, o Thiago pegou as malas dele e depois de quase 20 min e nada das minhas malas aparecerem resolvemos ir até o atendimento para saber o que estava acontecendo e fui informada que as malas viriam no voo seguinte, como todas as minhas coisas estavam nas malas resolvemos esperar no aeroporto até quase às 17h.

Durante esse período de espera comemos o cachorro quente tradicional da Dinamarca, ficamos tentando tirar o chip para celular que o Thiago comprou e ficou enroscado na maquina, ficamos procurando alguém para nos ajudar e não encontramos, por causa disso o Thiago acabou desistindo e comprou outro.


Continua.... A viagem -  parte 2 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A escola - Gymnastik og Idrætshøjskolen ved Viborg

Gymnastik og Idrætshøjskolen ved Viborg - GIV (em português: Academia de Educação Física em Viborg) é uma instituição educacional, sem fins lucrativos e independente. Localizada na rua Vinkelvej, 8800 em Viborg na Dinamarca, Escandinávia. 



A escola foi inaugurada em outubro de 1951 como escola de ginástica em Viborg. Alguns dias após a inauguração recebeu os primeiro 79 jovens. 

Até 1960  os grupos de estudantes eram divididos por sexo, os meninos participavam do curso no inverno, pois era o período que não havia muito trabalho na agricultura, e as meninas participavam do curso no verão. 

Uma das finalidades da escola é o desenvolvimento de líderes para o trabalho voluntário, atividades esportivas e culturais.

Na Academia de Educação Física em Viborg, são oferecidos cursos de primavera e outono para estudantes dinamarqueses e internacionais. Algumas das atividades oferecidas são fitness, tumbling, ginástica rítmica (dança), aventura / crossfit, atividades ao ar livre, canoagem, mergulho, natação, futebol, handebol e muito mais.

Para o desenvolvimento das atividades na escola há diversos espaços e equipamentos, tais como: piscina, ginásios, pista de atletismo, academia, salas de ginástica, parede de escalada, campo de futebol, sala de crossfit, sauna, entre outros.

A imagem abaixo mostra toda a escola, inclusive o prédio onde os alunos ficam alojados:


 Fonte: Gymnastik og Idrætshøjskolen ved Viborg 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Viborg


Viborg leva o nome de uma combinação de duas palavras nórdicas: vé, que significa um lugar sagrado e Borg, ou seja, um forte. A sua localização central deu a cidade grande importância estratégica, em questões politicas e religiosas durante a Idade Média.

População: 94.485 habitantes (01 de janeiro de 2014)
Área: 1.422 quilômetros quadrados
Densidade: 62/km2
Prefeito: Søren Pape Poulsen
Distância de Copenhagen: aprox. 215 Km
Localização: Central Denmark (Midtjylland)

Midtjylland

Viborg

Viborg é famosa pela  Catedral de Viborg. A construção da catedral começou em 1130 e levou cerca de 50 anos. O edifício foi queimado até o chão e foi reconstruído várias vezes. Somente a cripta da catedral original ainda está preservada. As mais novas partes da igreja são de 1876 A catedral é famosa por suas muitas pinturas do pintor dinamarquês Joakim Skovgaard, que retratam histórias da Bíblia.  


Viborg Domkirke

Viborg ao longo da última década tem sido considerada como uma das principais cidades da Dinamarca para esportes e tudo começou com o destaque da equipe feminina de handebol da cidade (um esporte  muito popular na Dinamarca).

Fonte: Visit Viborg

Dinamarca

O PAÍS

População: 5.584.758 habitantes (2012)
Área: 43.098 quilômetros quadrados
Densidade demográfica: 126,4 por quilômetro quadrado
PIB: DKK 444,3 bilhões (2011)
Capital: Copenhague (København)
Forma de Estado: Monarquia
Chefe de Estado: Rainha Margrethe II
Chefe do Governo: Helle Thorning-Schmidt
Língua: Dinamarquês - o alfabeto dinamarquês tem 29 letras e usa o alfabeto básico romano de 26 letras e mais as três letras adicionais Æ, Ø, Å.
Religião: 90% de protestantes
Moeda: Coroa dinamarquesa (1 DKK = R$0,41325 em 10/08/2014)

Comidas típicas: lombo suíno, pato assado e pão preto dinamarquês. 

Famosa empresa dinamarquesa: Lego, fabricante de brinquedos de montar. 
Dinamarqueses conhecidos:  físico Niels Bohr, o astrônomo Tycho Brahe, o escritor Hans Christian Andersen, a atriz Brigitte Nielsen, o músico Lars Ulrich (baterista da banda Metallica) e o filósofo Soren Kierkegaard.




BANDEIRA

A bandeira dinamarquesa é chamada de Dannebrog que significa ‘a bandeira dos dinamarqueses’ ou ‘a bandeira vermelha e branca’.



HINO

A Dinamarca tem dois hinos nacionais Der er et yndigt land (Há um país lindo) é o hino nacional civil da Dinamarca e Kong Christian stod ved højen mast (O Rei Christian em pé, perante o alto mastro) que é principalmente usado para ocasiões da casa real e militares.

Fonte: Denmark.dk - Site oficial da Dinamarca 

O inicio

O Sesc todos os anos seleciona dois instrutores de atividades físicas (um homem e uma mulher) para participar do programa de intercâmbio International Youth Leader Education na escola de Ollerup ou na Gymnastik og idrætshøjskolen ved viborg. A escolha desses instrutores segue alguns critérios, entre eles a idade (ter menos de trinta anos) e é necessário falar inglês (já que na Dinamarca apesar do idioma oficial ser dinamarquês as pessoas também falam inglês).

Fiquei sabendo desse programa desde quando comecei a trabalhar no Sesc, em 2010, mas não imaginava que um dia seria escolhida devido ao grande número de instrutores. Já a Gabi parece que sabia, rss porque desde 2011 ela falava dessa possibilidade e me perguntava o que eu faria caso fosse escolhida.

Foi quando em uma sexta feira do mês de maio, as boas vibrações da Gabi se concretizaram e eu tive a maravilhosa noticia que havia sido escolhida para participar do programa e por causa disso ficaria 4 meses morando na Dinamarca na Gymnastik og idrætshøjskolen ved viborg.


Depois dessa noticia alguns procedimentos administrativos precisaram ser realizados entre os quais estava a o visto. Para os brasileiros esse visto só é necessário quando a pessoa pretendem ficar mais de 90 dias na Dinamarca e como esse é o meu caso tive que ir até o Rio de Janeiro para solicitá-lo.

Algumas semanas antes da viagem tivemos reunião com o Julio, a Deise e a Luciane para obter mais informações sobre a  viagem, a escola, o que levar e algumas outras dicas. Depois disso foi só arrumar as malas e esperar o dia do embarque.

Nos próximos posts apresentarei informações sobre a Dinamarca, Viborg e a escola.

Porque o Blog???

Hoje oficialmente dou inicio ao relato dessa diferente e maravilhosa experiência que é viver em um outro país, adquirindo conhecimento, aprendendo sobre uma cultura diferente, aperfeiçoando o inglês, além de conhecer pessoas.

A ideia de fazer o blog surgiu da vontade de compartilhar toda essa rica experiência com os familiares e amigos que tanto torceram e me ajudaram a estar aqui, além de ser uma forma de estar perto dos mesmos, já que apesar de tudo a saudade é muito grande. Para quem me conhece sabe bem a que estou me referindo.

Escolhi o blog pois acredito que posso fazer dele o meu diário online, além de ser a forma mais fácil  de manter uma sequência de fatos e histórias, facilitando o acesso das pessoas que quiserem acompanhar essa aventura.

Espero que gostem. Beijos.

Jana Lima