quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Semana 11 - Novas aulas, novos desafios

SEGUNDA

Segunda começou a segunda parte do curso, o novo bimestre, ou seja, novas aulas e novos desafios.

No período da manhã depois do morning assembly tive aula de handebol. Essa aula será as segundas e quartas no período da manhã e algumas vezes teremos jogos a noite ao invés da aula de manhã.

O professor nessa aula é o Mads Brandt que deu aula de Rough'n Tough na primeira parte do curso e é técnico de um time de handebol aqui na Dinamarca, o Randers HK.

Fizemos exercícios de controle de bola, drible, passe e recepção (com pequeno e grande deslocamento).

Após o handebol tivemos a aula internacional e foi diferente porque recebemos um grupo de alunos para ministrar algumas atividades. Abaixo algumas fotos das atividades.




Na parte da tarde tivemos a primeira aula de holdfitness com o professor Alan. Essa aula envolverá diferentes professores com diferentes assuntos e a primeira aula foi com bioball

Gostei bastante do programa dessa disciplina e da primeira aula também. Alguns exercícios eu já conhecia e aprendi alguns novos que, para garantir, já anotei todos e fiz os desenhos (para quem já viu minha agenda de aulas sabe de que desenho estou falando, rsss)

No final da tarde tomei um susto com o tempo aqui na Dinamarca, porque não era nem 17:30 e já estava escuro.


O horário de verão acabou domingo aqui na Dinamarca e por isso os relógios foram atrasados em uma hora (a diferença de horas da Dinamarca para o Brasil agora é de apenas 3h, quando cheguei aqui eram 5h). No domingo como estava em Billund não percebi direito essa mudança, mas na segunda quando olhei já estava tudo escuro. 

A noite, após o jantar, tivemos uma palestra sobre motivação com o triatleta dinamarquês Rasmus Henning.


Ele falou sobre o treino realizado semanalmente, como é a recuperação, coisas que podem interferir no desempenho e como ter motivação apesar das adversidades e para isso usou algumas histórias de sua carreira.

TERÇA

A primeira aula do dia foi na sala com lareira, com direito a lareira funcionando.


A aula é chamada de Shadow, e o Johnnie é o professor. Essa é uma aula onde a oratória, em inglês, e a expressão corporal são trabalhados. A atividade foi realizada em duplas que foram modificadas ao longo da atividade e a cada troca um novo assunto sobre a nossa vida deveria ser contado.

A outra aula do dia foi Tumbling com o professor Morten, fizemos parada de mão e vários educativos para aprender o mortal de costas, o rodante e o flic-flacDessa vez tenho duas possibilidades: aprender ou aprender fazer todos esses movimentos direito, rss


Ainda no final da tarde eu e o Thiago corremos em volta do lago, cerca de 30 min, deve ter dado uns 5 km, a minha maior dificuldade foi o frio que dificultou muito a respiração, mas essa dificuldade foi compensada pelo lindo por do sol.


Pelo que as pessoas tem falado não é tão comum esse clima nessa época do ano, pois normalmente é bem mais frio. Graças a Deus até o clima tem cooperado.

QUARTA

O dia foi mais tranquilo porque tivemos apenas a aula de handebol de manhã e depois a aula sobre percepções da vida, que nessa semana também teve apresentações.

Os temas de hoje foram amor e a diferença entre Brasil x Dinamarca. Na primeira apresentação fizemos uma dinâmica, em duplas, onde primeiro elogiávamos uma pessoa e dávamos um abraço e depois cada um da dupla tinha 1 minuto para falar sobre o assunto determinado. Mudamos de duplamos algumas vezes.

Ainda sobre amor cada grupo recebeu um papel onde estava escrito o nome de alguns personagens, local e objetos, e com essas informações o grupo tinha que elaborar uma apresentação envolvendo o tema amor. O resultado foi bem legal e engraçado.

No trabalho sobre as diferenças entre Brasil e Dinamarca, fomos separados em 3 grupos e em cada um tinha pelo menos um brasileiro com mais dois ou três dinamarqueses e em um dos grupos tinha também a aluna que é de Gana. Eram apresentados alguns temas (comida, festas, meio ambiente, politica, educação) e as pessoas conversavam sobre como estes temas são no seu país de origem.

Para finalizar a apresentação fomos separados em dois grupos e teve um jogo chamado Chimney. Uma das pessoas ficava com uma tampa de caneta e tinha que segurar em uma das mãos e desafiava uma pessoa do outro grupo para adivinhar em que mão estava. Quem completasse 10 pontos primeiro era o vencedor.

A noite fomos ver o jogo de Viborg Hk x Team Tvis Holstebro, infelizmente o time de Viborg perdeu mas foi muito bom ver a Chana jogando muito, mais uma vez.




terça-feira, 28 de outubro de 2014

Semana 10 - Diversão / Legoland

SÁBADO

No período da manhã apenas descansamos e no período da tarde depois do almoço fizemos três jogos com os alunos que estavam na escola.

Jogo da velha: Separamos os participantes em dois times e usamos arcos e bolas. 

Os arcos estavam dispostos em 3 colunas cada uma com 3 arcos. Um de cada time carregando uma bola, tinha que sair correndo e colocar a bola em um dos arcos e voltar correndo para que o próximo pudesse fazer o mesmo. Ganhava o time que fizesse uma linha com 3 bolas primeiros.



Batalha de dragões: Separamos os participantes em três equipes e estes só podiam andar em filas. 

Espalhamos várias bolinhas de papel pela quadra e o objetivo do jogo era queimar a primeira pessoa da outra fila e para isso a ultima pessoa pegava as bolinhas de papel que estavam no chão e passava para frente, sempre por baixo das pernas, até chegar no primeiro que era a cabeça do dragão e era o responsável por queimar.

Quando a pessoa era queimada ela ia para o fim da fila do time que havia lhe queimado.


Queimada todos contra todos: as pessoas ficaram espalhadas em uma área determinada e uma delas usando uma bola tentava queimar alguém. Se essa pessoa fosse queimada ela devia sentar no chão podendo voltar ao jogo nas seguintes situações: se a pessoa que havia lhe queimado fosse queimada ou se, sentado, conseguisse pegar a bola.

Durante o jogo colocamos mais bolas e assim os participantes tinham que ficar mais atentos.



DOMINGO

Eu, o Gustavo e o Thiago acordamos cedo para conhecer a Legoland, um parque em Billund cujo tema é o brinquedo lego. Para quem não sabe o lego foi criado na Dinamarca. Abaixo um vídeo que conta essa história.



No parque há mini cidades, lugares famosos, animais e estatuas, todos construídos com milhares de legos, além de outros brinquedos, inclusive uma montanha russa que eu fui, e foi a primeira vez na minha vida que eu fui em uma dessas.

Abaixo várias imagens do dia no parque:




























Viajar para fora do Brasil - Passaporte

Viajar para fora do país necessita de alguns procedimentos que nem sempre são rápidos. Por esse motivo é bom providenciar tudo que é necessário o quanto antes, para não atrapalhar os planos da viagem.

Pensando nisso, a partir dessa semana, postarei sobre alguns documentos e procedimentos que são essenciais para viajar. Espero de alguma forma poder ajudar quem, assim como eu, sairá do país pela primeira vez.

Escolhi começar com o passaporte, que é o nosso documento oficial de identificação fora do Brasil. A Polícia Federal é responsável pela emissão do passaporte para brasileiros portanto, todas as orientações a seguir foram retiradas do site da PF.




Requerer o Passaporte

Siga os seguintes passos para providenciar seu Passaporte



Validade do passaporte

A validade do passaporte é de até 05 anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado novo passaporte.

O passaporte para menor de 4 (quatro) anos terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:
                 
Idade\Validade
1 ano2 anos3 anos4 anos5 anos
 0 a 1
   x
 1 a 2
    x
 2 a 3
    x
 3 a 4
    x
 +4
     x

Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino


Extravio/ Furto/ Roubo/ Conservação

O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:
"Art. 2º Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.
Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso."
Nas situações acima elencadas o titular do passaporte deverá comparecer a unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem".

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Música da semana - Só hoje

Gosto muito dessa música e é uma das formas de expressar a saudade que sinto. Apenas trocaria a expressão "só hoje" pela palavra "sempre".



Semana 10 - Final do bimestre (parte 2)

QUINTA

No período da manhã tivemos alguns fundamentos de handebol na aula de ballgames e após essa aula tivemos a aula internacional que foi bem diferente das outras.

Fomos visitar a casa do Johnnie, que é o professor responsável pelos alunos internacionais, para conhecer como é organizada uma típica casa dinamarquesa. Como estamos na Dinamarca é claro que fomos de bike e demoramos um pouco mais de 10 min da escola até a casa dele.

Quando chegamos nos deparamos com uma linda casa que apesar de ter quase 100 anos parece nova. Por fora as paredes são todas de tijolinhos, a casa tem várias janelas, o que torna a casa bem iluminada e por dentro prevalecem as cores claras, aumentando ainda mais a claridade. 

A casa tem um sistema de aquecimento principalmente no piso, que praticamente em toda a casa é aquecido, exceto na dispensa.

Aqui o uso de bike é tão valorizado que as pessoas tem um espaço na casa especifico para guardá-las e também possuem todos os equipamentos de segurança.

Após conhecer a casa fomos convidados a tomar café e conversar sobre como é a casa onde moramos e outros assuntos relacionados.

Foi muito bom conhecer um pouquinho mais da cultura dinamarquesa, mas como tudo que é bom dura pouco tivemos que voltar para escola para almoçar.

Na parte da tarde tivemos a ultima aula de violão com o Anders e para terminar o curso praticamos as duas músicas que aprendemos essa semana. Uma pena não ter essa aula na segunda parte do curso, porque depois de tanto "ralar" para aprender alguns acordes, vou ter que praticar por conta para não enferrujar.


SEXTA

Começamos o dia com o morning assembly mas dessa vez foi diferente porque nós fomos os responsáveis por apresentar um tema e escolhemos falar sobre o Brasil. Selecionamos um estado de cada região e apresentamos algumas estatísticas e vídeos. Para ver nossa apresentação montada pelo Gustava Murata é só clicar no link a seguir: Brazil.

Após a apresentação e durante todo o dia tivemos aula de ballgames e por ser a ultima aula da disciplina praticamos diferentes jogos e a cada nova modalidade os times eram modificados.

Em cada partida os integrantes do time vencedor ganhavam 1 ponto. 

Alguns dos jogos que fizemos:

- Vôlei;
- Basquete;
- Futebol;
- Frisbee;
- Floorball;
- Queimada;


Ao final da aula a pessoa que mais fez pontos, Frederik, recebeu um envelope que continha os prêmios prometidos por cada um dos outros participantes.

Depois da aula eu aprendi com o Thiago e o Gustavo a fazer caixinhas com folhas de revistas, não foi muito fácil no início mas, depois que peguei o jeito, consegui terminar uma caixa. Tenho certeza que a Ká e a Jú já sabem como fazer essas caixas e se não sabem vão querer aprender, rss